Português   English   Español
Português   English   Español

Pesquisadores encontram mar da Era do Gelo preservado

Pesquisadores encontram mar da Era do Gelo preservado
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Uma porção do oceano, que permanece praticamente inalterada há cerca de 20 mil anos, foi localizada.

O mar da Era do Gelo foi encontrado durante a expedição de uma equipe liderada pela geoquímica Clara Blättler, da Universidade de Chicago, no Oceano Índico.

Enquanto estudavam sedimentos marinhos nas Maldivas, os pesquisadores encontraram evidências de como teria sido o oceano durante o Último Máximo Glacial.

Há cerca de 20 mil anos, os lençóis de gelo começaram a descongelar, fazendo um oceano de gelo de água doce se espalhar na água do mar salgada. E esta antiga água salgada não havia sido vista desde então, informa a revista Galileu.

Quando os especialistas extraíram quilômetros de núcleos de rocha enterrados no fundo do Índico, eles descobriram traços do oceano perdido, absorvidos em formações rochosas porosas e preservados por milhares de anos.

Os cientistas levaram as amostras de água para seus laboratórios e realizaram uma série de testes sobre os elementos químicos e físicos que formaram a água do mar.

Todos os seus dados apontavam para a mesma coisa: a água não era do oceano de hoje, mas dos últimos remanescentes de uma era anterior que havia migrado lentamente através da rocha.

Os resultados foram publicados no jornal Geochimica et Cosmochimica Acta.

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
Share on reddit
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...