Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Pesquisadores tentam desenvolver material super-comprimível

Pesquisadores tentam desenvolver material super-comprimível

Cientistas holandeses utilizaram inteligência artificial para explorar novas possibilidades de design com metamateriais.

Pesquisadores da Universidade Técnica de Delft, na Holanda, estão trabalhando na criação e aprimoramento de um material super-comprimível.

Segundo os envolvidos no projeto, a ideia é simplificar a vida das pessoas comprimindo objetos que ocupam grandes espaços após o seu uso.

A promessa é de que será possível dobrar uma bicicleta ao ponto de ela caber no bolso da calça, informa o site Mundo Conectado.

A empreitada pode até soar surpreendente demais, mas é o que conta Miguel Bessa, professor assistente de ciência e engenharia de materiais da TU Delft. Confira o vídeo:

Ao analisar as estruturas dos satélites, foi possível criar um esboço de material super-comprimível, capaz ter seu volume comprimido em uma fração de segundos sem que deixasse de ser forte. 

Bessa e sua equipe utilizaram inteligência artificial em vez do processo tradicional de tentativa e erro para explorar novas possibilidades de design com metamateriais.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email