Pesquisas mostram divergências em votos para Lula

Idiomas:

Português   English   Español
TARCISO MORAIS
TARCISO MORAIS
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

O Antagonista fez um comparativo das últimas três pesquisas presidenciais realizadas pelo Instituto Paraná, Ibope e Datafolha. As divergências entre os resultados merecem análise mais aprofundada.

No caso do apoio a Lula, por exemplo, o Instituto Paraná apontou 30,8% das intenções de voto para o presidiário, bem menos que os 37% do Ibope e e os 39% do Datafolha.

A estratificação dos cenários regionais revela índices semelhantes na região Sudeste, mas diferenças brutais nas regiões Nordeste e Sul.

Segundo o Instituto Paraná, o ex-presidente teria apenas 18,1% na soma das intenções dos eleitores de Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ibope e Datafolha estimaram esse apoio em 27% e 25%, respectivamente – uma diferença de até 11 pontos percentuais.

No Nordeste, o fenômeno se repete, com a distância entre as apurações do Instituto Paraná e dos outros dois institutos de pesquisa alcançando até 13 pontos percentuais. O comparativo também identifica diferenças em relação aos índices de Jair Bolsonaro e Marina Silva, no cenário com Lula, mas numa proporção menor.

Comparativo de Pesquisas (Reprodução/OAntagonista)

No cenário sem Lula, que é o certo, o comparativo feito por O Antagonista mostra uma convergência bem maior entre as pesquisas Ibope, Datafolha e Instituto Paraná.

A maior diferença encontrada é de cinco pontos percentuais, no caso do voto do Nordeste em Jair Bolsonaro.

Comparativo de Pesquisas (Reprodução/OAntagonista)
Adaptado da fonte O Antagonista

Curta, siga e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
SIGA A RENOVA NO TWITTER

Deixe seu comentário...

Veja também...