Ministro da Justiça do governo Lula, Tarso Genro diz que a prisão e extradição de Cesare Battisti – condenado por quatro assassinatos na Itália – é uma decisão política, e não jurídica.
A determinação da prisão foi tomada nesta quinta-feira (13) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que havia dado uma garantia liminar para que Battisti não fosse preso.
Diante de um pedido de prisão formulado pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, Fux reviu a própria decisão e determinou a prisão.
Ministro da Justiça do governo Lula, responsável pela concessão do refúgio a Battisti, o ex-governador Tarso Genro (PT) afirmou que a prisão e possível extradição do terrorista italiano Cesare Battisti é uma decisão política e não jurídica.
Em entrevista ao “Buzzfeed News“, Tarso declarou:
Trata-se do cumprimento de um acordo de dois governos de extrema-direita. Se eu for tratar desse assunto juridicamente, vou estar prestigiando uma decisão que é política.
Após a decisão do STF, a polícia ainda não conseguiu localizar o paradeiro de Battisti, conforme noticiou a Renova.
Com a decisão do STF, Cesare Battisti pode ser detido a qualquer momento e, tanto o atual presidente, Michel Temer, quanto o futuro, Jair Bolsonaro, poderão mandá-lo direto para prisão perpétua na #Itália. https://t.co/PNmFyvuREC
— RENOVA (@RenovaMidia) December 14, 2018