Baseada em acontecimentos reais da operação Lava Jato, a série O Mecanismo aborda em oito episódios as investigações da Polícia Federal sobre o maior escândalo de corrupção do país.
A série é uma criação de José Padilha (diretor dos filmes Tropa de Elite 1 e 2) e Elena Soarez, a roteirista de Cidade dos Homens (2007) e Xingu (2011). O bom elenco conta com nomes como Selton Mello, Carol Abras e Enrique Diaz.
Apesar de ter sido muito bem recebida por parte público brasileiro, os apoiadores do Partido dos Trabalhadores (PT) ficaram revoltados com a série “O Mecanismo”.
Um dos primeiros a demonstrar indignação com a série foi Pablo Villaça. O crítico de cinema anunciou o cancelamento da assinatura da Netflix e banimento do serviço de streaming da sua coluna.
https://twitter.com/pablovillaca/status/977368987087572992
Nesse domingo (25), vários nomes importantes do PT também utilizaram as redes sociais para criticar “O Mecanismo”, entre eles a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-prefeito de SP, Fernando Haddad.
O MECANISMO DE JOSÉ PADILHA PARA ASSASSINAR REPUTAÇÕES
Cineasta propaga “fake news" na série de TV lançada pela Netflix. Dilma desmascara as mentiras.
LEIA A NOTA DE DILMA NO LINK ABAIXO:https://t.co/fTQQFLcArM— Dilma Rousseff (@dilmabr) March 25, 2018
Tinha que nascer aqui esse gênero cinematográfico: a fake fiction. Pérfido mecanismo.
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) March 25, 2018
Como era de se esperar, a rede blogs petistas está trabalhando dobrado para criticar a série.
Por exemplo, o site “Brasil 247“, cujo dono já foi convocado pela Lava Jato para prestar depoimento e é acusado de ter recebido propina para apoiar o PT, classificou a série de “criminosa”.
O Mecanismo do golpe, artigo de Daniel Samam sobre a série criminosa da Netflix e de Padilha https://t.co/qdTkoOJs8M
— Brasil 247 (@brasil247) March 25, 2018