Ministério Público Federal (MPF) informou que uma quantia de cerca de R$ 2,5 bilhões foi depositada nesta quarta-feira (30) em uma conta vinculada à Justiça Federal do Paraná.
Os valores depositados pela estatal fazem parte de um acordo firmado entre a Petrobras e a força-tarefa da Lava Jato, já homologado pelo Judiciário.
Os valores correspondem a 80% das penalidades definidas em um acordo entre a Petrobras e autoridades dos Estados Unidos, e isenta a estatal de pagar este valor no país estrangeiro.
Conforme o acordo, a Justiça norte-americana consentiu em abrir mão dos valores, desde que fosse assinado um acordo entre Petrobras e Ministério Público Federal.
Segundo o portal “G1“, esses recursos serão divididos em duas partes:
- Metade vai ser destinada a um fundo patrimonial que será gerido por uma fundação independente que distribuirá os rendimentos para projetos de combate à corrupção e promoção da cidadania.
- A outra metade será guardada para eventuais ressarcimentos de investidores brasileiros.
Caso os recursos não sejam utilizados totalmente para este fim, poderão ser destinados ao fundo patrimonial.