PF segue rastro de hacker russo denunciado pelo Pavão Misterioso

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Autoridades brasileiras seguem no encalço dos criminosos que violaram as conversas mantidas entre Moro e integrantes da Lava Jato.

As investigações preliminares da Polícia Federal já identificaram conexões no Brasil, em especial em Santa Catarina, e no exterior, com o suposto envolvimento de agentes na Rússia e até em Dubai, nos Emirados Árabes.

Segundo agentes ouvidos peal revista ISTOÉ, a PF pode estar perto de alcançar os responsáveis pelo hackeamento ilegal, o que, se confirmado, constituiria uma bomba capaz de provocar uma reviravolta no caso.

As pistas da principal linha de investigação levam à Rússia. É onde reside o americano Edward Snowden, notório aliado do ativista de esquerda Glenn Greenwald, dono do site The Intercept Brasil, responsável pelo vazamento das mensagens hackeadas.

Na última semana, o nome do hacker russo Evgeniy Mikhailovich Bogachev, de 33 anos, veio à tona pela primeira vez através de um perfil no Twitter chamado Pavão Misterioso.

A revista ISTOÉ confirmou que a PF segue sim o rastro da pista, considerada importante pelos agentes hoje à frente do caso.

Criador do vírus Cryptolocker e do ardiloso código Zeus, Bogachev é procurado pelo FBI americano por crimes cibernéticos. Um rastreamento identificou que Slavic ou “lucky12345”, como é conhecido, teria recebido US$ 308 mil na moeda virtual Bitcoin.

Resta saber se o depósito foi realmente a contrapartida financeira por ele ter participado do processo de quebra do sigilo telefônico dos procuradores. O dinheiro teria circulado pelo Panamá antes de chegar a Anapa, na Rússia, onde foi transformado em rublos.

Segundo a PF, indícios indicam que Bogachev, que é uma espécie de laranja no esquema, possa estar ligado a Snowden. Um relatório de segurança da Ucrânia aponta que “lucky12345” atua sob a supervisão de uma unidade da espionagem russa.

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.