Português   English   Español
Português   English   Español

Poeira de asteroide pode ter contribuído para biodiversidade na Terra

Poeira de asteroide pode ter contribuído para biodiversidade na Terra

470 milhões de anos atrás, um asteroide se tornou uma grande fonte de biodiversidade para o planeta Terra.

O impacto de asteroides em planetas não gera apenas mortes e destruições, mas também pode ser fonte de uma grande biodiversidade.

Segundo um estudo da Universidade de Lund, na Suécia, publicado no jornal Science Advances,  um asteroide 3 mil vezes maior do que o matou os dinossauros foi o responsável pelo aumento da biodiversidade na Terra 470 milhões de anos atrás.

O corpo espacial se encontrava além da órbita de Marte e colidiu com uma rocha de tamanho semelhante, resultando em muita poeira que caiu sobre nosso planeta.

A consequência desta poeira de asteroide para o planeta foi a redução da influência da luz solar, reduzindo drasticamente os níveis de radiação e esfriando o planeta significantemente. 

Esta colisão entre os asteroides teria gerado uma idade glacial que permitiu o nascimento de novas espécies terrestres

Os cientistas chegaram a esta conclusão ao estudar as partículas de poeira nos sedimentos do fundo do mar. 

Eles conseguiram confirmar que esses sedimentos provêm das nuvens de poeira dos asteroides pela presença do isótopo hélio-3, que só poderia ter vindo do espaço, segundo o site Fawer Wayer.

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
Share on reddit
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...

Curta a RENOVA!