Forças de segurança cumprem ordem de remoção de ativistas contrários à construção de aeroporto próximo a Nantes. Invasores ocupavam o local há uma década.
A polícia francesa usou gás lacrimogêneo ao cumprir a ordem de retirar cerca de 250 ativistas de esquerda de Notre-Dame-des-Landes, perto da cidade de Nantes, no amanhecer desta segunda-feira (09). Aproximadamente 2.500 policiais participaram da operação.
De acordo com informações da DW:
Os invasores – um grupo eclético de ativistas anticapitalistas, ecologistas e posseiros – juntaram-se a alguns agricultores em 2008 para evitar a construção de um aeroporto. Eles se recusaram a deixar o local depois que o projeto foi abandonado no início deste ano. O governo francês havia avisado que os invasores seriam despejados.
Os ativistas jogaram pedras, bombas de gasolina e atearam fogo em barricadas feitas de pneus e madeira para obstruir a passagem da polícia. As forças de segurança reagiram com o fechamento de vias de acesso e isolaram os invasores. No confronto, um policial sofreu um ferimento num olho.
Nos últimos 50 anos, sucessivos governos debateram sobre o controverso plano de construir um centro aeroportuário que serviria a costa ocidental da França, o Grand Ouest Airport (AGO). Estas cinco décadas foram marcadas por consultas, discussões e indecisões até que o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou, em janeiro, o abandono definitivo do projeto estimado em 580 milhões de euros.