No dia em que a China comemora 70 anos da revolução comunista, um manifestante foi baleado durante as manifestações em Hong Kong pela primeira vez.
A população de Hong Kong foi às ruas para protestar contra Pequim nesta terça-feira (1º), dia em que a China comemora o 70º aniversário da revolução comunista.
Houve confrontos entre a polícia e manifestantes. Um deles foi baleado no peito no distrito de Tseun Wan.
Esta foi a primeira vez que alguém foi ferido por arma de fogo desde o início da onda de protestos. O vídeo do disparo foi compartilhado nas redes sociais.
Hong Kong police shoot the protester so closely,how can u shoot him!He just protect the freedom the democracy ! #HongKong #HongKongProtest #shoot pic.twitter.com/1urSEsLS9G
— Sunnylai (@sunnyxlai) October 1, 2019
Manifestantes utilizaram coquetéis molotov e a polícia respondeu com bombas de gás lacrimogêneo e canhões de água. Quinze pessoas, com idades entre 18 e 52 anos, foram hospitalizadas, informa o site G1.
Mobilizados desde junho, os cidadãos de Hong Kong alegam que a China viola o princípio “um país, dois sistemas”, estabelecido no momento em que o Reino Unido devolveu o território para a China em 1997.