Polônia quer US$ 850 bilhões em reparações de guerra da Alemanha

Já se passaram quase 73 anos desde o fim da Segunda Guerra Mundial, mas as disputas sobre a indenização pelos crimes de guerra persistem.

Alemanha considera esta questão encerrada, mas a Polônia exige indenizações por crimes cometidos por nazistas na II Guerra Mundial.

Agora, o deputado Arkadiusz Mularczyk, do partido governamental Direito e Justiça (PiS), orçou em 850 bilhões de dólares o valor das perdas e danos causados pelos alemães na Polônia.

Segundo o político conservador, a nova estimativa se baseia em cálculos do Departamento de Danos de Guerra de 1947, os quais foram atualizados. Ele declarou à emissora PolsatNews:

Estamos falando de uma soma muito grande, porém justificada, para crimes de guerra, cidades e lugarejos destruídos, e para o potencial demográfico perdido deste país.

Desde o fim da Segunda Guerra, a Alemanha pagou à Polônia cerca de 1,6 bilhão de euros como indenização, com base em diferentes acordos. As primeiras exigências adicionais vieram em 2005, quando o PiS assumiu o poder. No entanto ainda não tiveram consequências.

 

Com informações de: [DW]
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *