Polônia quer US$ 850 bilhões em reparações de guerra da Alemanha

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Já se passaram quase 73 anos desde o fim da Segunda Guerra Mundial, mas as disputas sobre a indenização pelos crimes de guerra persistem.

Alemanha considera esta questão encerrada, mas a Polônia exige indenizações por crimes cometidos por nazistas na II Guerra Mundial.

Agora, o deputado Arkadiusz Mularczyk, do partido governamental Direito e Justiça (PiS), orçou em 850 bilhões de dólares o valor das perdas e danos causados pelos alemães na Polônia.

Segundo o político conservador, a nova estimativa se baseia em cálculos do Departamento de Danos de Guerra de 1947, os quais foram atualizados. Ele declarou à emissora PolsatNews:

Estamos falando de uma soma muito grande, porém justificada, para crimes de guerra, cidades e lugarejos destruídos, e para o potencial demográfico perdido deste país.

Desde o fim da Segunda Guerra, a Alemanha pagou à Polônia cerca de 1,6 bilhão de euros como indenização, com base em diferentes acordos. As primeiras exigências adicionais vieram em 2005, quando o PiS assumiu o poder. No entanto ainda não tiveram consequências.

 

Com informações de: [DW]

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.