Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
- PUBLICIDADE -

Polônia diz que União Europeia precisa de mais “tanques de aço”

Tarciso Morais

Tarciso Morais

COMPARTILHE

Durante a Conferência de Segurança de Munique, o premiê da Polônia disse que a Europa precisa de mais “tanques de aço” em vez de “think tanks” (laboratórios de ideias) para combater o Estado Islâmico e a Rússia.

O primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, declarou:

Devemos ter tipos mais tradicionais de forças militares, mais cooperação um com o outro, então a Polônia apoia […] mais tanques de aço e não apenas think tanks.

Ele passou a destacar o Estado Islâmico e a Rússia como duas ameaças à Europa.

Temos muitos laboratórios de ideias na Europa, mas talvez tenhamos poucas dessas forças tradicionais que são muito importantes em relação a uma guerra híbrida como a do Estado Islâmico, ou ameaças tradicionais como a Rússia.

As forças de presidente ou os guardas do Power Point” não são suficientes para construir uma política de defesa comum europeia, disse ele, acrescentando que as forças convencionais da União Europeia (UE) deveriam ser complementadas com a guerra cibernética e as despesas militares consistentes.

Anteriormente, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, que foi um dos principais palestrantes em Munique, criticou o “mito irracional sobre a ameaça russa todo-poderosa” que capturou as mentes dos políticos europeus.

O envolvimento da Rússia, disse Lavrov, está sendo buscado em todos os lugares, quer seja o referendo de Brexit, seja o voto de independência da Catalunha em 2017.

“Isso é profundamente errado, e fala da falta de bom senso e compreensão de nosso país”, declarou o chanceler russo.

Falando em Munique, o premiê da Polônia acrescentou que os membros da OTAN na Europa deveriam fazer o máximo para atingir o objetivo de despesa de defesa de 2%, “para que não tenhamos os cavaleiros livres que vivem sob a Pax Americana, mas pretendem ser suficientes no contexto da segurança“.

 

Com informações de: [Sputnik]
- PUBLICIDADE -
Error: Embedded data could not be displayed.
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
VEJA TAMBÉM
Error: Embedded data could not be displayed.