Por que o Gab não está na loja de apps do Android e do iPhone?

Idiomas:

Português   English   Español
TARCISO MORAIS
TARCISO MORAIS
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Para fugir das medidas de suspensão em massa do Twitter, milhares de defensores das ideias conservadoras e liberais estão abrindo contas no microblog Gab em busca da liberdade de expressão.


O Gab é um espaço onde é possível exercer a liberdade de expressão praticamente sem limites.

Os termos de uso do serviço são sucintos e proíbem apenas algumas práticas, como ameaças diretas a outros usuários, terrorismo, pedofilia e “doxxing” (vazamento de informações pessoais de outros usuários), além de listar algumas restrições técnicas como uso de múltiplas contas e spam.

Criado por Andrew Torba, um engenheiro de software do Vale do Silício banido do Twitter, o Gab se posiciona cada vez mais como um lugar livre da censura impostas pelas gigantes tecnológicas.

Siga a RENOVA no TWITTER e acompanhe todas as notícias em tempo real.

Desde o início do Gab, um dos pedidos mais frequentes dos usuários era um aplicativo móvel, para facilitar o uso da rede em celulares. Ele chegou, porém baixa-lo ficou mais difícil depois que o Google baniu o app da loja de apps do Android.

Segundo o próprio Gab, a alegação do Google foi de que o aplicativo promove o discurso de ódio.

Em comunicado ao site norte-americano “Ars Technica”, um porta-voz do Google explicou:

Para estar na Play Store, apps de redes sociais precisam demonstrar um nível suficiente de moderação, inclusive para conteúdo que encoraja a violência e advoga o ódio contra grupos de pessoas. (…) Esta é uma regra antiga e bem clara nas nossas políticas para desenvolvedores.

No iPhone, o Gab jamais conseguiu ser listado na App Store, a loja da Apple e único caminho oficial para um app ser instalado nos aparelhos que rodam o iOS.

O Gab foi rejeitado duas vezes pela Apple, na primeira por permitir a publicação de pornografia (as regras da App Store são bastante rígidas contra esse tipo de conteúdo) e, na segunda, por conter material “difamatório ou cruel”.

A única forma de usar o app do Gab para Android é fazendo o download do instalador a partir do site oficial e instalando ele à parte, por fora da Play Store.

Confira o tutorial da Tutty Lancellotti par aprender com instalar o aplicativo do Gab no Android.

Adaptado da fonte Gazeta do Povo

Newsletter RENOVA

Receba gratuitamente as principais notícias do Brasil e do Mundo por email.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

Veja também...