Português   English   Español

Potências da América Latina aprofundam isolamento de Maduro

Quatorze países latino-americanos repudiaram as “eleições presidenciais” convocadas pelo regime chavista e declararam que a presença do ditador não será bem-vinda na Cúpula das Américas.

A ditadura venezuelana está cada vez mais isolada na região. É a primeira consequência da convocatória de eleições presidenciais para 22 de abril, uma decisão unilateral tomada pelo regime chavista na semana passada sem o aval da oposição.

De acordo com informações do El País Brasil:

O calendário e as regras do jogo dessas eleições receberam na terça-feira o sonoro repúdio dos 14 países que integram o Grupo de Lima, entre os quais figuram as maiores potências da América Latina.

Os países da aliança — formada por México, Argentina, Colômbia, Brasil, Canadá, Paraguai, Costa Rica e Panamá, entre outros — debateram e apoiaram a decisão de revogar o convite a Maduro para o conclave.

A declaração assinada pelos chanceleres salienta que “não pode haver eleições livres e justas com presos políticos, sem a plena participação dos partidos políticos e líderes presos ou arbitrariamente desabilitados, com uma autoridade eleitoral sob controle do Governo”, em referência ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

Ontem (14/02), o ditador Nicolás Maduro ignorou os pedidos das nações do continente e deixou claro que as eleições presidenciais serão realizadas no dia marcado.

Segundo informações do Diário Catarinense:

“Os preparativos já estão em andamento, eu digo a quem quiser escutar no mundo: na Venezuela em 22 de abril deste ano 2018, se chover, trovejar ou relampejar haverá eleições presidenciais”, afirmou o presidente em um ato solene no Tribunal Superior de Justiça (TSJ).

Sem mencionar os países do chamado Grupo de Lima, que na terça-feira pediram ao governo venezuelano para reconsiderar o cronograma eleitoral, Maduro disse que se trata de “uma data consensual” e que esse dia “o povo elegerá seu presidente de forma soberana, livre, direta e secreta”.

Deixe seu comentário...

Veja também...

Newsletter Renova!

Preencha o formulário para assinar nossa newsletter.

Nome Email
newsletter