Prazo para alistamento no serviço militar de 2019 foi iniciado

Português   English   Español
TARCISO MORAIS
TARCISO MORAIS
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia

O prazo para o alistamento no serviço militar teve início na quarta-feira (2).

Os jovens brasileiros do sexo masculino que nasceram no ano de 2001 devem fazer o alistamento na página oficial do Exército Brasileiro. Lembrando que em tempos de paz, as mulheres não atuam no serviço militar.

O prazo de alistamento encerra no último dia útil do mês de junho.

Para efetuar o cadastro é necessário possuir um número de CPF para a validação das informações.

Quem ainda não possui CPF pode realizar o alistamento com a certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade. Jovens que vivem no exterior e não possuem CPF devem procurar uma repartição consular para realizar o alistamento.

A seleção dos convocados será feita entre julho e outubro, após essa data, receberão o treinamento nos quartéis do Exército, Marinha ou Aeronáutica, opção esta, feita na etapa de seleção.

O jovem que não realizar o alistamento no prazo indicado, deve procurar um Junta Militar para quitar a multa de R$ 4,14 para que não fique impedido de assumir cargo público, tirar passaporte e matricular em instituição de ensino público.

Há situações específicas onde os jovens podem ser dispensados do serviço militar, quando são responsáveis pelo sustento familiar, por exemplo.

Portadores de necessidade especiais também podem pedir isenção do serviço militar, comprovando o diagnóstico através de um laudo médico.

Jovens que possuem convicções religiosas ou políticas que o impeçam de servir às Forças Armadas, devem redigir uma declaração e entregar junto ao requerimento de prestação de serviço alternativo.

FONTE

SIGA A RENOVA

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on google
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário...

Veja também...