Prazo para recurso de Lula contra condenação termina hoje

Idiomas:

Português   English   Español
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Lula tem direito a recorrer por meio de um embargo de declaração, recurso no qual a defesa poderá questionar obscuridades nos votos dos desembargadores do TRF-4.


De acordo com informações do Estadão:

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem até as 23h59 de hoje para entrar com recurso no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) contra a condenação de 12 anos e 1 mês de prisão, por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá (SP).

Os magistrados não têm prazo para analisar o recurso. Caberá ao relator da Lava Jato na Corte, desembargador João Pedro Gebran Neto, receber o embargo, elaborar um relatório e seu o voto e marcar a data para julgamento.

O jornal O Globo diz que o Partido dos Trabalhadores (PT) se prepara para uma eventual prisão do ex-presidente:

Com a proximidade do julgamento do recurso no TRF-4, aliados admitem que o PT planeja uma estratégia de reação em caso de prisão de Lula. Segundo levantamento feito pelo GLOBO com base em decisões anteriores, os desembargadores costumam levar 37 dias para analisar um embargo de declaração, o que levaria a uma decisão no fim de março. Segundo súmula do TRF-4, após a análise do recurso, o réu deve começar a cumprir a pena.

Ao mesmo tempo, porém, a legenda ainda nutre esperança de que um habeas corpus no STF possa manter a candidatura em pé. Embora as lideranças do partido adotem cautela ao tratar de uma eventual prisão, nos bastidores já se cogitou estratégias que vão desde vigílias de militantes próximos à casa do ex-presidente em São Bernardo do Campo até a possibilidade de um plano B para a candidatura ao Planalto.

Oficialmente, o partido mantém o discurso de que fará o registro de candidatura do ex-presidente em 15 de agosto mesmo que ele esteja preso. Reservadamente, no entanto, os nomes mais especulados para suceder o petista continuam sendo os do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e do ex-governador Jacques Wagner.

Newsletter RENOVA

Receba gratuitamente as principais notícias do Brasil e do Mundo por email.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...