“Os protestos do Black Lives Matter trouxeram isso corretamente à atenção pública”, disse o prefeito londrino.
Sadiq Khan, prefeito de Londres, afirmou, nesta terça-feira (9), que a capital do Reino Unido vai revisar todas as estátuas da cidade.
A intenção de Khan é remover aquelas que estiverem ligadas a donos e comercializadores de escravos.
A medida foi anunciada¹ depois que uma estátua de Edward Colston, um mercador de escravos, foi derrubada na cidade de Bristol, durante ato de movimentos alinhados ao Black Lives Matter.
Citando o movimento da extrema-esquerda dos Estados Unidos, o prefeito londrino declarou:
“Os protestos do Black Lives Matter trouxeram isso corretamente à atenção pública, mas é importante que nós tomemos os passos corretos para trabalharmos juntos para trazer mudanças e garantir que nós podemos ser orgulhosos da nossa paisagem pública.”
Sadiq Kahn acrescentou:
“É uma verdade desconfortável que o nosso país e a nossa cidade devam uma boa parte do seu bem-estar ao seu papel no comércio de escravos.”
E completou:
“Enquanto isso está refletido em domínio público, a contribuição de várias de nossas comunidades à vida em nossa capital tem sido voluntariamente ignorada. Isso não pode continuar.”
Khan ainda anunciou a criação de uma comissão que vai analisar os nomes de estátuas, ruas e edifícios públicos com objetivo de garantir que reflitam os valores de diversidade de Londres.
Referências: [1]