Prefeitura de Quaraí lança campanha de conscientização familiar

Secretaria Municipal de Saúde da pequena cidade gaúcha diz que objetivo da campanha é chocar os moradores da cidade e, deste modo, incentivar o debate sobre planejamento familiar.

Uma campanha promovida pela prefeitura de Quaraí, no Rio Grande do Sul, sobre planejamento familiar está gerando polêmica devido ao modo como aborda o tema. O título da campanha é “Só tenha os filhos que puder criar”.

A ação está presente em outdoors com a foto de uma criança triste acompanhada da seguinte frase: “Não tem condições emocionais, pessoais e econômicas? Pense bem antes de ter filhos! #AEscolhaÉSua”.

Apesar de algumas críticas, muitos brasileiros apoiaram a iniciativa da prefeitura. Usuários das redes sociais deram parabéns pela ação, lembrando que o país possui um grande número de famílias que passam por dificuldades.

A secretária municipal da Saúde de Quaraí, Fabiana Saldanha, se pronunciou sobre o assunto em entrevista à GaúchaZH:

O objetivo é esse mesmo (chocar). Todas as campanhas de planejamento familiar são muito sucintas. Elas não provocam a consciência de ser responsável pelas coisas. Queremos fazer com que as pessoas reflitam sobre essa grande responsabilidade que é colocar alguém no mundo.

E acrescentou:

Todos nós somos responsáveis por essa discussão. O planejamento familiar não é tratado como deveria. Não é só questão de pobre poder ter filhos. Tem a questão emocional… Eu acho que essa é uma discussão necessária e o nosso prefeito é médico, sempre teve essa preocupação. A gente sempre focou em projetos que venham a ter resultados positivos. Então também temos que ter essa preocupação com o amanhã. Já foi o tempo em que diziam que onde come um comem dois. Um filho requer atenção.

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia