Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
- PUBLICIDADE -

Premiê acusa UE de ameaçar Reino Unido com ‘bloqueio’ alimentar

Premiê reforçou sua intenção de não cumprir parcialmente o acordo da UE sobre o Brexit

Tarciso Morais

Tarciso Morais

'Enorme oportunidade econômica', diz Boris Johnson sobre Brexit
COMPARTILHE

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, acusou, neste sábado (12), a União Europeia de ameaçar estabelecer um “bloqueio” alimentar na Irlanda do Norte, perigoso para a “paz e a unidade” do Reino Unido.

O governo britânico apresentou na última quarta-feira (9) um projeto de lei sobre o mercado interno no Parlamento que dá o poder ao Executivo britânico de tomar decisões unilaterais em questões comerciais na província da Irlanda do Norte.

O texto, que contradiz em parte o acordo que rege a saída do país da UE, complica as negociações que começaram em março sobre a futura relação entre o Reino Unido e a UE.

Em um texto publicado ontem no jornal britânico The Daily Telegraph, Johnson justifica sua decisão pelas “ameaças” dos europeus de “destruir a integridade econômica e territorial do Reino Unido por meio de uma interpretação extrema” do texto do Brexit, que, no entanto, foi “negociado de boa fé”.

“Dizem agora que se não aceitarmos as condições da UE, esta utilizará uma interpretação extrema do Protocolo da Irlanda do Norte para impor uma fronteira comercial completa”, disse Johnson.

Boris disse que, caso o texto proposto pela UE seja aprovado, Bruxelas não apenas poderia impor tarifas de importação aos produtos que entram na província a partir do restante do país, como também poderia impor um “bloqueio” e impedir “o transporte de alimentos até a Irlanda do Norte”.

“Não podemos deixar o poder teórico de dividir nosso país nas mãos de uma organização internacional”, destacou Boris, antes de assegurar aos deputados que é “vital” aprovar o projeto de lei para “acabar com esta possibilidade”, destaca a agência France-Presse.

- PUBLICIDADE -
Error: Embedded data could not be displayed.
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
VEJA TAMBÉM
Error: Embedded data could not be displayed.