Português   English   Español

Premiê de Israel diz que Erdogan transformou Turquia em ditadura

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Recep Tayyip Erdogan disse que espírito do líder nazista Adolf Hitler ressuscitou em Israel. Em resposta, premiê israelense acusou o líder do regime islâmico da Turquia de transformar o país em ditadura.


O “presidente” da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, trocaram farpas nesta terça-feira (24).

Erdogan acusou Israel de ser o “país mais racista e fascista do mundo” e afirmou que o espírito de Adolf Hitler está presente em autoridades israelenses.

Recep Erdogan esbravejou:

Não há nenhuma diferença entre a obsessão de Adolf Hitler de uma raça ariana e a visão da liderança de Israel de que essa terra antiga pertence exclusivamente aos judeus. O espírito de Hitler, que levou o mundo a uma catástrofe, ressuscitou em algumas autoridades israelenses.

As declarações do líder da Turquia foram recebidas com entusiasmo e gritos de “Maldito seja Israel” dos deputados.

Em resposta também contundente, Benjamin Netanyahu acusou Erdogan de massacrar sírios e curdos e prender dezenas de milhares de turcos, transformando a Turquia numa “ditadura sombria”.

O premiê Netanyahu afirmou que Israel vai manter direitos iguais para todos os seus cidadãos.

Os comentários inflamados de Erdogan são uma crítica a uma lei aprovada na última quinta-feira pelo Parlamento israelense, que define Israel como “a terra natal histórica do povo judeu”, ao qual é atribuído o direito exclusivo à autodeterminação.

A lei relega o árabe, que anteriormente era considerado uma das línguas oficiais, meramente a um status especial.

Adaptado da fonte DW

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...