A poucos dias da eleição, à medida que o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) ganhou vantagem nas pesquisas de intenção de voto, um novo movimento de empresários interessados em se aproximar do capitão reformado tomou corpo.
O caso mais recente nessa onda é o do presidente da Ambev, Bernardo Pinto Paiva, que em uma iniciativa discreta pediu para agendar um encontro com Jair Bolsonaro, de acordo com pessoas próximas do candidato.
Procurada, a fabricante de bebidas confirmou a informação, mas não quis se manifestar sobre o assunto.
Segundo a assessoria de imprensa da Ambev, o executivo também procurou outros candidatos líderes de pesquisas, tanto na corrida para a Presidência quanto para os governos dos estados.
Dias antes, em uma ação mais explícita, o dono da locadora de veículos Localiza, Salim Mattar, passou a pregar voto útil em Bolsonaro na torcida de que a vitória aconteça já no primeiro turno, conforme noticiado pela Renova Mídia.
Grande entusiasta do Novo e um dos mais importantes doadores da campanha, o empresário Salim Mattar, dono da locadora de veículos Localiza, alertou para declarações de Dirceu e defendeu voto útil em Jair Bolsonaro (PSL).https://t.co/24H3yYCXIp
— RENOVA (@RenovaMidia) October 5, 2018
Outro passo importante do empresariado rumo a Bolsonaro nesta semana veio de dentro do partido Novo, do presidenciável João Amoêdo.
Romeu Zema, sócio do Grupo Zema que concorre pelo Novo ao governo de Minas e é um dos mais fortes candidatos da sigla, provocou desgosto em sua agremiação ao pedir votos para Bolsonaro em pleno debate da Globo na terça-feira (2).
Após declarar apoio a Jair Bolsonaro, o candidato do Novo ao governo de Minas Gerais, Romeu Zema, ganhou forças e pode atropelar o petista Fernando Pimentel.https://t.co/XUWqInfsiz
— RENOVA (@RenovaMidia) October 5, 2018
Também na terça, o setor do agronegócio impulsionou o movimento de aproximação que se arrastava há meses e oficializou a declaração de apoio por meio da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), braço congressual do setor.
Com o apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) garante uma base de 261 parlamentares – 234 deputados e 27 senadores – já no primeiro turno.https://t.co/x3T2Mqqmlf
— RENOVA (@RenovaMidia) October 2, 2018
Outro tradicional representante do empresariado, Paulo Skaf, que se licenciou da presidência da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) para concorrer ao governo de São Paulo pelo MDB também declarou apoio ao presidenciável do partido concorrente.
O candidato do MDB ao governo de São Paulo, Paulo Skaf, disse que uma vitória de Jair Bolsonaro (PSL) no primeiro turno seria bom para evitar o risco do PT voltar ao poder.https://t.co/hrlDQVLnfW
— RENOVA (@RenovaMidia) October 4, 2018
Adaptado da fonte Folha