Presidente da França chama primeira-dama da Austrália de ‘deliciosa’

Apesar de ser fluente em inglês, Emmanuel Macron confundiu palavras em agradecimento durante visita.

O presidente da França, Emmanuel Macron, cometeu uma gafe quando se reunia com o primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, nesta quarta-feira (02).

O chefe do Palácio do Eliseu agradecia o premiê pela hospitalidade recebida na visita que fez a Sydney quando acabou confundindo as palavras:

‘Obrigado a você e a sua deliciosa mulher pela calorosa recepção, a organização perfeita desta viagem. Obrigado a você e a Lucy. Muito obrigado, senhor primeiro-ministro’, declarou Macron.

De acordo com informações do jornal O Globo:

O presidente francês falava em inglês, e alguns que assistiam à entrevista coletiva não tinham muita certeza se haviam ouvido corretamente. Gravações do momento mostraram que ele de fato usou o termo, e aparentemente não se deu conta na hora do espanto dos que ouviram.

Uma das explicações para o deslize de Macron é o fato de a palavra inglesa “delicious” ser um falso cognato — algo que soa semelhante em outro idioma, mas não tem o mesmo significado. Em francês, a palavra délicieux (délicieuse, no feminino) pode ser usada tanto para descrever algo muito saboroso quanto para se referir a algo “muito agradável”.

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia