Prevenção ao Câncer de Boca começa pelo dentista

Idiomas:

Português   English   Español
Prevenção ao Câncer de Boca começa pelo dentista
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

A doença é um dos tipos tumores mais comuns do Brasil e acomete principalmente homens acima dos 40 anos.


O que pouca gente sabe sobre o câncer de boca é que, por se tratar de uma doença silenciosa, com sintomas sutis, a melhor forma de prevenção começa exatamente nas visitas ao dentista.

Lívia Almeida, coordenadora da saúde bucal do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, explica:

A classe odontológica estabeleceu essa data, uma semana depois do Dia Nacional do Cirurgião-Dentista, exatamente para atentar sobre a importância da prevenção desse mal que é bastante prevalente na população adulta. O objetivo é chegar mais perto da população durante essa semana e falar diretamente sobre esse assunto, que é muito sério e pode levar à morte.

Segundo informações do “Ministério da Saúde“, a coordenadora também explicou que o câncer de boca é silencioso, mas pode ter alguns sintomas visíveis:

É importante observar ferimentos dentro da boca ou nos lábios que não cicatrizam e avançam com muita velocidade. Mas, o ideal é que todas as pessoas pudessem visitar o dentista pelo menos de 6 em 6 meses, justamente para que, aparecendo qualquer indício de um tumor maligno ou lesão cancerígena, o profissional pudesse indicar tratamento o quanto antes.

SUS oferece tratamento dentário gratuito

A prevenção do câncer de boca começa no consultório odontológico.

A coordenadora Lívia Almeida alerta que é preciso visitar o dentista regularmente:

Hoje nós temos a Rede de Atenção à Saúde Bucal dentro do Ministério da Saúde que está presente em 5.093 municípios brasileiros. Contamos com 27 mil equipes de saúde bucal que podem atender a população e fazer um diagnóstico precoce desse tipo de câncer. Além disso, hoje em todo o Brasil, existem 1.125 Centros de Especialidades Odontológicas que oferecem serviços de odontologia gratuitos à população e realizam, dentre outras especialidades, o diagnóstico bucal com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer bucal.

Para contribuir com a missão de ir ao dentista regularmente, o SUS conta com equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família, Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias para toda população.

Para acessar aos serviços gratuitos de tratamento dentário basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

A atenção básica é responsável pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados, apenas nos casos mais complexos.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...