Você com certeza já se sentiu lesado ou teve dúvidas quanto aos seus direitos como cliente em algum momento.
Nesses casos, o atendimento online é um excelente aliado para o consumidor do Brasil.
O Procon, órgão de defesa do consumidor, oferece ajuda com orientação e amparo legal através do ambiente virtual.
Abaixo nós vamos te mostrar como abrir uma reclamação no Procon online em cada estado.

Reclamação no Procon Online: passo-a-passo
Para registrar sua reclamação online no Procon, é preciso conferir abaixo o caminho em cada estado, pois a atuação do órgão é regida localmente.
ACRE
O Procon – AC oferece atendimento presencial e disponibiliza um site, no qual o usuário pode clicar no “Atendimento”, pelo telefone (68) 3223-7000 ou através do e-mail: [email protected];
ALAGOAS
Em Alagoas, você pode fazer sua denúncia ou reclamação através do site do Procon – AL ou presencialmente, nos endereços listados no link;
AMAPÁ
O Procon – AP oferece um “Fale conosco” no site, no qual você pode enviar denúncias, tirar dúvidas ou fazer reclamações;
AMAZONAS
No Amazonas, o Procon – AM oferece atendimento via WhatsApp pelo número (92) 98842-3030, através de um formulário do Google a ser preenchido online ou pessoalmente, nos endereços listados no site;
BAHIA
O Procon-BA disponibiliza um formulário online para ser preenchido com sua solicitação, além do e-mail [email protected] e do aplicativo Procon BA Mobile;
CEARÁ
As denúncias e reclamações ao Procon – CE podem ser feitas através do site do Sindec, no qual o usuário pode acompanhar também as solicitações feitas presencialmente;
DISTRITO FEDERAL
O Procon – DF recebe solicitações ou reclamações através do site. É possível acompanhar o andamento de reclamações feitas presencialmente também;
ESPÍRITO SANTO
O consumidor pode relatar suas solicitações ou reclamações ao Procon – ES através do site, na seção de atendimento online ou preenchendo o formulário disponível na internet;
GOIÁS
Você pode acessar o site da plataforma web do Procon – GO para enviar sua solicitação, que pode ser feita de forma anônima, caso deseje;
MARANHÃO
O Procon – MA recebe as denúncias e reclamações em seu site, além de permitir o agendamento online nas unidades de atendimento presencial listadas no link;
MATO GROSSO
O Procon – MT informa em seu site que o consumidor precisa entrar no Portal do Consumidor para fazer o registro de sua solicitação online;
MATO GROSSO DO SUL
O Consumidor do MS que deseja enviar sua solicitação ou reclamação ao Procon – MS, pode acessar o formulário online e fazer o registro;
MINAS GERAIS
Em Minas Gerais, é possível registrar as reclamações através do site do Procon – MG, preenchendo o formulário online e manifestando sua solicitação;
PARÁ
O Procon – PA recebe denúncias e reclamações por WhatsApp, através do número (91) 99230-0151 ou pelo e-mail [email protected];
PARAÍBA
Na Paraíba, é possível enviar suas solicitações ao Procon – PB através de formulário online ou por WhatsApp: (83) 98618-833;
PARANÁ
O Procon – PR também conta com um formulário online. Basta o consumidor preencher com as informações para registrar sua reclamação;
PERNAMBUCO
Em Pernambuco, você pode enviar suas reclamações ou solicitações para o Procon – PE por WhatsApp, através do número (81) 3181-7000 ou através do e-mail [email protected];
PIAUÍ
O atendimento no Procon – PI é feito através de WhatsApp, pelos números: (86) 9 8162-8247, (86) 9 8190-7983, (86) 9 8195-5177 e (86) 9 8122-4746 ou por e-mail, no qual você deve enviar sua solicitação: [email protected];
RIO DE JANEIRO
No Rio de Janeiro, o Procon – RJ registra as reclamações através do site online e realiza agendamentos via WhatsApp: (21) 99374-1505;
RIO GRANDE DO NORTE
O Procon – RN orienta que os consumidores façam suas reclamações através do Portal do Consumidor;
RIO GRANDE DO SUL
O Procon – RS oferece atendimento online através do seu site, na seção “Serviços e informações”;
RONDÔNIA
Em Rondônia, o consumidor pode acessar a plataforma de denúncias online, disponível no site do Procon – RO;
RORAIMA
O Procon – RR recebe denúncias via WhatsApp e ligação, através do número (95) 98401-9465;
SANTA CATARINA
Em Santa Catarina, o consumidor pode acessar o cadastro de reclamações ou realizar a solicitação via Portal do Consumidor;
SÃO PAULO
Em São Paulo, o consumidor pode acessar o site de atendimento virtual para enviar sua solicitação ao Procon – SP, o que requer um cadastro feito no primeiro acesso;
SERGIPE
O consumidor pode registrar sua reclamação ao Procon – SE ao acessar o site, na seção “Reclamação online”;
TOCANTINS
O Procon – TO disponibiliza um site para reclamações online, no qual basta preencher o formulário e enviar as informações solicitadas.