Professor da USP ganha prêmio mais importante de área da matemática

Yoshiharu Kohayakawa, do Instituto de Matemática e Estatística, é o primeiro latino-americano a ganhar o Fulkerson.

O professor Yoshiharu Kohayakawa, do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, é o primeiro brasileiro e latino-americano a ganhar o prêmio Fulkerson de matemática.

O prêmio é concedido a cada três anos pela American Mathematical Society (MAS) e pela Mathematical Optimization Society (MOS).

Um dos mais importantes prêmios da área, o Fulkerson é destinado a artigos científicos sobre matemática discreta, área chamada dessa forma por ser diferente da matemática contínua, que envolve conceitos de cálculo diferencial e integral, assunto que todos os estudantes universitários da área de exatas encontram no começo de seus cursos.

A discreta, que possui campos de estudo como programação matemática, redes, aplicações combinatórias, entre outros, pode tanto ser objeto da matemática pura como aplicada à ciência da computação, no desenvolvimento de algoritmos, por exemplo.

O prêmio Fulkerson, homenagem ao matemático norte-americano Delbert Ray Fulkerson (1924-1976), é concedido desde 1979 a até três artigos de cada vez.

 

Com informações de Jornal da USP
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia