Português  English  Español  Italiano  Français  Deutsch
Português  English  Español  Italiano  Français  Deutsch

A proteção da “Amazônia Azul” é vital para o Brasil

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
A proteção da "Amazônia Azul" é vital para o Brasil

Há quem diga que o futuro da humanidade dependerá das riquezas dos oceanos. Por este motivo, é extremamente importante que o mar brasileiro seja protegido da degradação ambiental e de interesses alheios.

O termo “Amazônia Azul” foi criado pela Marinha do Brasil e corresponde a um espaço marítimo que se estende por quase 4,5 milhões de quilômetros quadrados do oceano Atlântico. Área que o Brasil tem o dever de defender e o direito de explorar economicamente.

Um encontro foi realizado nesta segunda-feira (12), em Brasília, para discutir a proteção do espaço marítimo brasileiro, segundo informações do Jornal Nacional.

Mais de R$ 1 trilhão já são gerados a partir da costa brasileira. É o caso do petróleo extraído do pré-sal. E os grandes negócios incluem alimentação, mineração dos fundos marinhos, turismo e transporte. 95% do comércio exterior brasileiro são feitos pelo mar.

Pesquisadores consideram que investir no oceano é mais do que uma obrigação. É inevitável, do ponto de vista econômico e estratégico, em áreas como transporte, defesa e negócios com sustentabilidade. Num modelo de parceria do Governo Federal com os empresários.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email