Protestos na Espanha após tribunal livrar envolvidos em estupro coletivo

Idiomas:

Português   English   Español
Protesto em Oviedo contra acusados de estupro 26/4/2018 REUTERS/Eloy Alonso
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Milhares de manifestantes tomaram as ruas da Espanha na quinta-feira (26) após um tribunal inocentar cinco homens do crime de estupro coletivo de uma adolescente.


O crime aconteceu em 2016 no festival de corrida de touros de São Firmino, em Pamplona.

O tribunal da região de Navarra, no norte do país, condenou nesta quinta-feira os homens, que gravaram vídeo do ataque em seus celulares e riram do incidente depois em um grupo no Whatsapp, pelo crime inferior de abuso sexual.

De acordo com informações de Reuters Brasil:

A decisão gerou indignação e críticas imediatas. Milhares se juntaram em cidades pela Espanha, de Sevilha a Barcelona, e do lado de fora do Ministério da Justiça, em Madri, segurando cartazes dizendo “Eu acredito em você, irmã”, e gritando “não é abuso, é estupro”.

Em Madri, homens e mulheres lotaram ruas centrais gritando “Vergonha! Vergonha!” e “‘Não’ é ‘não’”. Em Barcelona, milhares se juntaram na praça central batendo panelas e balançando suas chaves no ar.

O chamado caso da “Matilha de Lobos” já havia provocado ampla ira na Espanha após preocupações por aumento de relatos de ataques sexuais no festival anual e por maus tratos às mulheres em geral.

O caso também atraiu atenção internacional, acontecendo em um momento de elevada preocupação global por abusos sexuais de mulheres após a revelação do escândalo envolvendo o produtor de cinema Harvey Weinstein.

Após um julgamento de cinco meses a portas fechadas para proteger a identidade da vítima, o juiz leu em voz alta as sentenças no tribunal em Navarra.

O promotor público pediu penas de prisão de mais de 20 anos para cada um dos homens. Em vez disso, eles receberam sentenças de nove anos.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...