Em comparação com Saturno, o Próxima C seria um planeta menor, mas com anéis pelo menos 2 vezes mais largos e brilhantes.
Um grupo de cientistas do Observatório Astronômico de Padova, na Itália, observaram com atenção o sistema planetário Próxima Centauri.
Situado a apenas 4,5 anos-luz de distância da Terra, o sistema abrigaria um planeta com anéis colossais — algo que daria inveja a Saturno.
O exoplaneta em questão seria o Próxima C. Os astrônomos só descobriram evidências dele em 2019, mas cuja existência ainda carece de confirmação.
Os novos dados coletados pelo grupo de Padova indicam que o astro, caso exista mesmo, talvez esteja rodeado por um gigantesco disco de poeira cósmica e muito provavelmente vários anéis.

Leah Crane, do site New Scientist, explicou que o objetivo dos astrônomos era o de obter uma imagem de Próxima C – a que se tornaria a primeira “foto” do planeta e comprovaria a sua existência.
Os cientistas tiveram que combinar diversas observações para gerar uma imagem do Próxima C.
O processo revelou que o planeta aparentemente é bem mais brilhante do que o esperado para as suas dimensões. Foi a partir daí que surgiu a possibilidade de que o astro abrigue um sistema de anéis.
Os astrônomos italianos ainda explicaram que, em comparação com Saturno, o Próxima C seria um planeta menor, mas com anéis pelo menos 2 vezes mais largos e brilhantes, registra o portal TecMundo.
