A eleição para o comando da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) acontecerá daqui a cerca de quatro meses, mas as articulações políticas já começaram.
Deputados estaduais eleitos pelo PSL já estão buscando apoio para Janaina Paschoal, candidata à presidência do Legislativo paulista pelo partido de Jair Bolsonaro.
Uma das siglas de que os deputados eleitos pelo PSL têm se aproximado é o PSB do governador Márcio França, que elegeu oito deputados, mesmo número que o PSDB, para o mandato que começará em março de 2019, registra a “Folha“.
A advogada conquistou a vaga de deputada estadual como a parlamentar mais votada na história do país. Seus mais de 2 milhões de votos impulsionaram a bancada do PSL na Assembleia de nenhuma para 15 cadeiras.
Janaina falou sobre a possível presidência da Alesp:
Até em razão de minhas atividades junto a USP, eu ainda não consegui iniciar uma campanha. Além dos 15 deputados do PSL, não tenho garantia de voto da parte de ninguém. As poucas conversas que tive foram mais de apresentação, não houve uma manifestação formal de apoio por parte de ninguém. Creio que nem seja o momento ainda.
O atual presidente da Assembleia, Cauê Macris (PSDB), deve disputar a reeleição com o apoio já declarado do governador eleito, João Doria. A base eleita do tucano soma, a princípio, 27 parlamentares.