Em nota assinada pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, a legenda acusa o Brasil e outros países de incentivarem um golpe de estado contra a ditadura de Nicolás Maduro, na Venezuela.
O Partido dos Trabalhadores (PT) criticou a decisão do governo Jair Bolsonaro de não reconhecer Nicolás Maduro como presidente da Venezuela.
O novo mandato do venezuelano, obtido em eleições fraudulentas sem a participação da oposição, começa no próximo dia 10 de janeiro.
Além da presidente Gleisi Hoffman, o documento foi assinado pelos líderes das bancadas no Senado, Lindbergh Farias, e na Câmara, Paulo Pimenta.
Segundo o site oficial do partido, o PT diz que repudia “a posição subserviente do governo autoritário de Jair Bolsonaro de apoiar a agenda política de Donald Trump em relação à Venezuela, que visa desestabilizar o governo eleito daquele país e acirrar seu conflito interno”
Na sexta-feira (4) o governo do Brasil e mais 12 países que compõem o chamado Grupo de Lima decidiram não reconhecer a nova gestão de Maduro – a medida foi reforçada por decisão tomada no dia seguinte pelo Parlamento venezuelano, que declarou “ilegítimo” o novo mandato do chavista.
Apenas o México se recusou a aprovar a iniciativa, conforme noticiou a RENOVA.
O bloco de países da América Latina que monitoram a crise na #Venezuela – conhecido como Grupo de Lima – não reconhecerá o novo "mandato presidencial" do ditador Nicolás Maduro, que começa no dia 10. https://t.co/8GfbEnkP73
— RENOVA (@RenovaMidia) January 4, 2019