Português   English   Español

PT tem pior desempenho nas eleições desde 1998

Na eleição deste domingo (7), o Partido dos Trabalhadores (PT) perdeu dois Estados que vinham dando vitória à legenda em todos os primeiros turnos desde 2006.

Os 29,2% dos votos obtidos pelo candidato Fernando Haddad no pleito deste domingo (7) foi o pior desempenho do PT em um primeiro turno presidencial desde 1998, quando o ex-presidente Lula obteve 31,71% dos votos válidos.

A melhor votação do partido para o cargo de presidente foi em 2006, ano da reeleição de Lula. No primeiro turno, ele teve 48,6% dos votos e disputou o segundo contra Geraldo Alckmin (PSDB).

Em 2002, na primeira vitória lulista, e 2010, quando Dilma Rousseff venceu pela primeira vez, o resultado do PT foi parecido: 46,4% e 46,9%, respectivamente.

A queda no desempenho do partido começou sob Dilma, em 2014, uma eleição muito mais difícil para os petistas do que as anteriores Fragilizada com a iminência da crise econômica e com os efeitos das jornadas de junho, a ex-presidente obteve 41,6% dos votos – no segundo turno, venceu Aécio Neves por uma diferença de apenas 3,3%.

Na eleição deste domingo, o PT perdeu dois Estados que vinham dando vitória à legenda em todos os primeiros turnos desde 2006: Minas Gerais e Rio de Janeiro, que são, respectivamente, o segundo e terceiro maiores colégios eleitorais do País.

Além disso, a legenda foi varrida do Acre após mais de 20 anos no controle do pequeno Estado da região Norte do Brasil.

Adaptado da fonte Correio Braziliense

Deixe seu comentário...

Veja também...

Newsletter Renova!

Preencha o formulário para assinar nossa newsletter.

Nome Email
newsletter