PT tem pior desempenho nas eleições desde 1998

Idiomas:

Português   English   Español
PT tem pior desempenho nas eleições desde 1998
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Na eleição deste domingo (7), o Partido dos Trabalhadores (PT) perdeu dois Estados que vinham dando vitória à legenda em todos os primeiros turnos desde 2006.


Os 29,2% dos votos obtidos pelo candidato Fernando Haddad no pleito deste domingo (7) foi o pior desempenho do PT em um primeiro turno presidencial desde 1998, quando o ex-presidente Lula obteve 31,71% dos votos válidos.

A melhor votação do partido para o cargo de presidente foi em 2006, ano da reeleição de Lula. No primeiro turno, ele teve 48,6% dos votos e disputou o segundo contra Geraldo Alckmin (PSDB).

Em 2002, na primeira vitória lulista, e 2010, quando Dilma Rousseff venceu pela primeira vez, o resultado do PT foi parecido: 46,4% e 46,9%, respectivamente.

A queda no desempenho do partido começou sob Dilma, em 2014, uma eleição muito mais difícil para os petistas do que as anteriores Fragilizada com a iminência da crise econômica e com os efeitos das jornadas de junho, a ex-presidente obteve 41,6% dos votos – no segundo turno, venceu Aécio Neves por uma diferença de apenas 3,3%.

Na eleição deste domingo, o PT perdeu dois Estados que vinham dando vitória à legenda em todos os primeiros turnos desde 2006: Minas Gerais e Rio de Janeiro, que são, respectivamente, o segundo e terceiro maiores colégios eleitorais do País.

Além disso, a legenda foi varrida do Acre após mais de 20 anos no controle do pequeno Estado da região Norte do Brasil.

Adaptado da fonte Correio Braziliense

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...