Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Qatar anuncia que sairá da Opep para focar no gás natural

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia

O Qatar anunciou nesta segunda-feira (3) que deixará em janeiro a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

De acordo com o ministro de Energia, Saad al-Kaabi, o Qatar pretende se concentrar na produção e comercialização de gás natural, registra o site Terra.

Atualmente, o Qatar é apenas o 11º produtor de petróleo da Opep, mas é o maior exportador do mundo de gás natural.

As autoridades de Doha pretendem elevar a produção de gás de 77 milhões de toneladas para 110 milhões de toneladas nos próximos anos.

O país integra a Opep desde 1961 e, segundo especulações do jornal “Financial Times”, a decisão de sair da entidade foi estimulada por uma degradação das relações do Qatar com outros membros do grupo, principalmente a Arábia Saudita.

No entanto, o governo do Qatar negar oficialmente essa versão.

No ano passado, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein e o Egito cortaram as relações comerciais com o Qatar, acusando o país de apoiar e financiar o terrorismo.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Comentários

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Outras Notícias