O governo não esconde a preocupação com os incêndios no Pantanal que atingem à região há mais de 40 dias e já queimou 12% da vegetação local.
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, responsabiliza a seca no Pantanal, que se arrasta há anos, pelos incêndios que afetam a região por mais de 40 dias.
Mourão, que comanda o Conselho da Amazônia, disse que o problema é tão grande que as chamas também se alastram pela Argentina e Bolívia:
“É um problema de seca que se arrasta há alguns anos na região. Está queimando de cá, está queimando de lá, na Bolívia, está queimando na Argentina… É o problema da seca que nós estamos enfrentando, essa questão climática que estamos vivendo.”
Segundo a rádio Jovem Pan, general também enfatizou que que não há como comparar a situação do Pantanal com a da Amazônia:
“São duas situações completamente distintas, o ministério do Meio Ambiente tomou todas as medidas necessárias, alocaram acho que dez aeronaves para essa questão. Então, as providências que tinham que ser tomadas, foram tomadas.”