Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Radiotelescópio enorme será construído na Paraíba

Radiotelescópio enorme será construído na Paraíba

O radiotelescópio vai aprofundar a investigação sobre como a energia escura participa da composição do Universo.

Um avançado radiotelescópio será construído na Paraíba para ajudar a humanidade a desvendar alguns mistérios do Universo.

Batizado de Bingo (abreviatura para Oscilações Acústicas de Bárions em Observações de Gases Neutros), o instrumento simbolizará um grande avanço astronômico nacional e internacional.

O radiotelescópio tem com missão detectar e analisar rastros de hidrogênio neutro, isto é, a combinação de um elétron e um próton, no Universo.

A construção da ferramenta é financiada em maior parte pela Fapesp (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo). A previsão é que o radiotelescópio entre em operação em 2022, com a construção começando em 2020, informa o site UOL.

Os pesquisadores mapearam 15 regiões no Brasil e no Uruguai à procura do melhor local. Eles identificaram na Paraíba, próximo à cidade de Aguiar, uma zona com o menor número possível de interferências para a captação dos sinais.

A função principal do radiotelescópio será aprofundar a investigação envolvendo a energia escura que compõe o Universo. 

Esse tipo de energia é ainda uma hipótese. De acordo com teóricos, ela estaria distribuída por todo o Espaço, sendo responsável também pela aceleração da expansão do Universo. 

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email