Português   English   Español
Português   English   Español

Receita de impostos no Brasil alcança maior patamar da década

Receita de impostos no Brasil alcança maior patamar da década
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

“Cabe observar que há um aumento da arrecadação generalizado nas três esferas”, afirma o Tesouro Nacional.

Dados do Tesouro Nacional mostram que o total em impostos embolsado pelas três esferas de governo alcançou 27% do PIB no trimestre.

O patamar é o mais alto da série histórica iniciada em 2010, informa o jornal Folha de S. Paulo.

No período, a receita total ficou em 44,9% do PIB, após registrar um crescimento de 7,7% em relação ao mesmo período de 2018, sem considerar a inflação.

A alta nestes números foi puxada pelo aumento da arrecadação de contribuições sociais, que subiu 9,2%, e impostos, com alta de 7,0%.

Ainda de acordo com o Tesouro Nacional, a compilação de dados das três esferas de governo e a multiplicidade de entes envolvidos na conta dificulta uma análise mais aprofundada do indicador.

O órgão afirma, entretanto, que a elevação na receita de impostos pode ser fruto de recuperação econômica de setores relevantes para arrecadação, bem como de aumento de fiscalização e alíquotas, especialmente no caso de estados e municípios.

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
Share on reddit
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...

Curta a RENOVA!