Receita Federal lança nova solução na tecnologia blockchain

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Trata-se de uma iniciativa da Receita Federal em parceria com o Serpro.

A Receita Federal lançou, nesta sexta-feira (20), uma nova ferramenta com a tecnologia blockchain, com o objetivo permitir que instituições públicas compartilhem dados.

Com o nome de Cadastro Compartilhado, essa iniciativa feita com o Serpro possibilitará mais acessibilidade para obter dados de brasileiros e empresas do país.

De acordo com a Receita, para acessar a nova solução as entidades devem entrar em contato com a Assessoria de Cooperação e Integração Fiscal (Ascif), que definirá os acessos às informações de cada órgão parceiro:

“Por exemplo, um órgão poderá acessar todas as bases, ou somente a base CPF, ou somente as bases CPF e CNPJ, ou qualquer composição que seja mais conveniente, conforme autorização de acesso.”

Em nota, a Receita afirmou que a instalação das bases é feita de forma automatizada, sendo que após a implementação o parceiro já recebe uma cópia da base de dados. 

Quando a Receita Federal realiza qualquer atualização em alguma das bases, as organizações parceiras recebem a atualização um dia depois.

É importante salientar que a Receita apenas autoriza as empresas a se conveniarem com a nova plataforma. Mas o pagamento pela instalação do serviço deve ser feito ao Serpro, o responsável pela parte técnica da ferramenta.

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.