Português   English   Español

Refeitório da Vale em Brumadinho teria que ser evacuado em 60s

Refeitório da Vale em Brumadinho teria que ser evacuado em 60s
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Ao que tudo indica, a mineradora Vale sabia que um possível rompimento da barragem exigiria a evacuação do refeitório em até 1 minuto.


Sérgio Pinheiro Freitas, funcionário da Walm Engenharia Tecnologia Ambiental, afirmou que a mineradora Vale tinha conhecimento de que uma eventual ruptura da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, lhe daria até um minuto para evacuar instalações administrativas e o refeitório da Mina Córrego do Feijão.

A empresa de Freitas prestou serviços para a Vale. Ele foi ouvido nesta quinta-feira (27) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A Walm Engenharia elaborou o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), documento obrigatório para qualquer barragem, informa o site UOL.

O plano, no entanto, não avalia risco de rompimento e nem estabilidade da barragem.

O documento diz respeito ao que ocorreria após uma ruptura, apontando as rotas de fuga e as diretrizes de atuação para mitigação de danos.

Segundo o funcionário, no caso da estrutura de Brumadinho, a Vale sabia que o refeitório e outras instalações usadas por trabalhadores estavam em um local que seria rapidamente atingido em uma eventual tragédia.

Mais de 200 pessoas morreram na tragédia de Brumadinho, que completou cinco meses nesta semana. Muitos corpos foram encontrados soterrados no local onde funcionava o refeitório.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...