Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Relatório mostra décadas de ‘especialistas’ errando previsões climáticas

Relatório mostra décadas de 'especialistas' errando previsões climáticas
COMPARTILHE

Décadas de previsões fracassadas não impedem que especialistas continuem utilizando o meio ambiente para propagar narrativas apocalípticas.

Ao mesmo tempo em que dados da NASA e de outras agências confirmam que as temperaturas globais estão realmente subindo, um compilado recém-divulgado indica que utilizar o clima para propagar uma retórica apocalíptica não é uma prática recente.

O instituto conservador “Competitive Enterprise” reuniu uma longa compilação de previsões apocalípticas proferidas décadas atras que não chegaram nem perto de acontecer.

As catastróficas previsões, muitas vezes alardeadas em veículos da velha imprensa, alertavam para uma variedade de desastres iminentes: fome, seca, era do gelo e até o desaparecimento de nações. Tudo isto aconteceria se o mundo não agisse para conter as famosas “mudanças climáticas”.

Uma manchete da agência Associated Press, em 1989, dizia: “O aumento do nível do mar pode aniquilar nações: autoridades da ONU”. No artigo, um funcionário ambiental da ONU alertava que nações inteiras seriam eliminadas se o mundo não revertesse o aquecimento global.

Havia também o medo de que o mundo experimentasse uma “tendência de resfriamento sem fim no Hemisfério Norte”. Essa alegação veio de uma “equipe internacional de especialistas” citada pelo jornal The New York Times, em 1978.

Em 1970, o periódico Boston Globe publicou a seguinte manchete: “Cientista prevê uma nova era do gelo no século XXI”.

O Washington Post, por sua vez, publicou a alegação de um cientista da Universidade de Columbia de que o mundo poderia estar “a menos de 50 ou 60 anos de uma nova era do gelo desastrosa”.

Décadas após essas fracassadas previsões, veículos de imprensa e políticos continuam esbravejando palavras de ordem com base na mesma histeria ambiental. Todos os dias lemos sobre novos cenários apocalípticos que resultarão das mudanças climáticas.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Comentários_

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da RenovaMídia.

Ao comentar você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Assinar
Notificar quando
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários