Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Renova se destaca em estudo internacional sobre mídias brasileiras

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
Renova se destaca em estudo internacional sobre mídias brasileiras

A Alto Data Analytics é uma empresa que aplica inteligência artificial em sua análise sobre o conteúdo que circula nas redes sociais.

Em estudo divulgado no dia 5 de outubro de 2018, a Alto Data Analytics fez uma abordagem completa sobre o cenário das mídias brasileiras no período que antecedeu o primeiro turno das eleições.

A empresa analisou 34,1 milhões de mensagens de 3,7 milhões de usuários nas redes sociais (Twitter, Facebook, YouTube, Instagram, Blogs, fóruns) e 50.180 anúncios pagos no Facebook entre os dias 20 de agosto e 17 de setembro.

O estudo completo você pode conferir clicando aqui (em inglês). Em um tópico intitulado “grandes mudanças no cenário da mídia”, a empresa apresenta o novo cenário do jornalismo digital brasileiro.

Mudanças no Cenário da Mídia Brasileira

Analisando a atuação da mídia brasileira, os cientistas de dados identificaram os 150 domínios mais virais, ou seja, os domínios com maior número de compartilhamento.

O estudo identificou 331.626 usuários propagando esses 150 domínios principais em 2.882.034 comentários ou mensagens.

Os sites de “notícias e partidos políticos” desempenharam papéis de grande importância no debate digital: 58% dos 150 principais domínios pertencem a sites focados em notícias e 11,3% a partidos políticos.

Os 30 domínios mais compartilhados indicaram o número de vezes que o domínio foi compartilhado durante nosso período de análise.

Segue a lista dos dez principais domínios e a quantidade de compartilhamento no período analisado:

1. UOL – 362,816
2. O Antagonista – 288,606
3. Globo – 266,996
4. Brasil 247 – 157,615
5. Renova Mídia – 145,609
6. Abril – 134,463
7. DCM – 123,773
8. Estadão – 108,541
9. Lula – 71,522
10. Conexão Política – 52,563

Ao analisar a atividade dos usuários brasileiros no Gab, os cientistas da Alto Data Analytics descobriram que 95,9% pertenciam à comunidade do presidenciável Jair Bolsonaro e também compartilhavam principalmente conteúdo de dois domínios: oantagonista.com e renovamidia.com.br.

Na parte final do estudo, a empresa Alto aproveitou para dar um destaque especial ao jornalismo independente da Renova Mídia. Confira:

Parte das grandes mudanças observadas no cenário midiático também estão ligadas às novas mídias emergentes que alcançaram posições de destaque em nossa análise de domínios como Renovamídia.com.br.

A Renova Mídia é um site de notícias fundado em março de 2017 e dirigido por um jornalista, sua esposa e um grupo de apoiadores, com visão, missão e valores claros, conforme descrito em seu perfil de crowdfunding: https://apoia.se/renova.

Nota do fundador da Renova Mídia

É uma enorme satisfação perceber que todo o esforço implementado no desenvolvimento da Renova está gerando frutos.

Com menos de dois anos de vida, é revigorante saber que um importante estudo internacional identificou a Renova disputando a influência das redes sociais em patamar de igualdade com veículos renomados da grande mídia brasileira.

O nosso povo está cansado de ser alvo de manipulação e anseia por veículos de informação que prezem por um jornalismo transparente, focado na divulgação de fatos, deixando de lado a imposição de narrativas.

Agradeço de coração a todos que compartilham o conteúdo da Renova. São vocês os principais responsáveis por nosso crescimento.

Que Deus abençoe nosso Brasil!

Tarciso Morais

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Comentários

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Outras Notícias