Português   English   Español

Renova se destaca em estudo internacional sobre mídias brasileiras

Renova se destaca em estudo internacional sobre mídias brasileiras

A Alto Data Analytics é uma empresa que aplica inteligência artificial em sua análise sobre o conteúdo que circula nas redes sociais.

Em estudo divulgado no dia 5 de outubro de 2018, a Alto Data Analytics fez uma abordagem completa sobre o cenário das mídias brasileiras no período que antecedeu o primeiro turno das eleições.

A empresa analisou 34,1 milhões de mensagens de 3,7 milhões de usuários nas redes sociais (Twitter, Facebook, YouTube, Instagram, Blogs, fóruns) e 50.180 anúncios pagos no Facebook entre os dias 20 de agosto e 17 de setembro.

O estudo completo você pode conferir clicando aqui (em inglês). Em um tópico intitulado “grandes mudanças no cenário da mídia”, a empresa apresenta o novo cenário do jornalismo digital brasileiro.

 

Mudanças no Cenário da Mídia Brasileira

Analisando a atuação da mídia brasileira, os cientistas de dados identificaram os 150 domínios mais virais, ou seja, os domínios com maior número de compartilhamento.

O estudo identificou 331.626 usuários propagando esses 150 domínios principais em 2.882.034 comentários ou mensagens.

Os sites de “notícias e partidos políticos” desempenharam papéis de grande importância no debate digital: 58% dos 150 principais domínios pertencem a sites focados em notícias e 11,3% a partidos políticos.

Os 30 domínios mais compartilhados indicaram o número de vezes que o domínio foi compartilhado durante nosso período de análise.

Segue a lista dos dez principais domínios e a quantidade de compartilhamento no período analisado:

1. UOL – 362,816
2. O Antagonista – 288,606
3. Globo – 266,996
4. Brasil 247 – 157,615
5. Renova Mídia – 145,609
6. Abril – 134,463
7. DCM – 123,773
8. Estadão – 108,541
9. Lula – 71,522
10. Conexão Política – 52,563

Ao analisar a atividade dos usuários brasileiros no Gab, os cientistas da Alto Data Analytics descobriram que 95,9% pertenciam à comunidade do presidenciável Jair Bolsonaro e também compartilhavam principalmente conteúdo de dois domínios: oantagonista.com e renovamidia.com.br.

Na parte final do estudo, a empresa Alto aproveitou para dar um destaque especial ao jornalismo independente da Renova Mídia. Confira:

Parte das grandes mudanças observadas no cenário midiático também estão ligadas às novas mídias emergentes que alcançaram posições de destaque em nossa análise de domínios como Renovamídia.com.br.

A Renova Mídia é um site de notícias fundado em março de 2017 e dirigido por um jornalista, sua esposa e um grupo de apoiadores, com visão, missão e valores claros, conforme descrito em seu perfil de crowdfunding: https://apoia.se/renova.

 

Nota do fundador da Renova Mídia

É uma enorme satisfação perceber que todo o esforço implementado no desenvolvimento da Renova está gerando frutos.

Com menos de dois anos de vida, é revigorante saber que um importante estudo internacional identificou a Renova disputando a influência das redes sociais em patamar de igualdade com veículos renomados da grande mídia brasileira.

O nosso povo está cansado de ser alvo de manipulação e anseia por veículos de informação que prezem por um jornalismo transparente, focado na divulgação de fatos, deixando de lado a imposição de narrativas.

Agradeço de coração a todos que compartilham o conteúdo da Renova. São vocês os principais responsáveis por nosso crescimento.

Que Deus abençoe nosso Brasil!

Tarciso Morais

Deixe seu comentário

Veja também...