Rio de Janeiro confirma primeiros casos de sarampo em 18 anos

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

O Rio de Janeiro registrou os dois primeiros casos de sarampo em 18 anos, informou nesta segunda-feira (9) a secretaria estadual de Saúde, depois que o vírus foi encontrado em outras regiões do Brasil.

A secretaria informou em comunicado que os pacientes são estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Na semana passada o Ministério de Saúde confirmou um surto de sarampo nos estados Amazonas e Roraima, ao norte do país, onde o vírus estava erradicado desde 2016.

Até 20 de junho, 463 casos (200 em Roraima e 263 em Amazonas) foram confirmados e 1.545 estão sendo investigados, segundo informou o Ministério em um boletim.

As únicas duas mortes por sarampo neste ano foram registradas Roraima, estado limítrofe com a Venezuela e principal receptor do crescente fluxo de migrantes provenientes do país. Justamente dois venezuelanos morreram no começo de 2018 por causa da doença.

Segundo os estudos de laboratório, a cepa do vírus encontrado no Brasil é a mesma em circulação na Venezuela, país que sofre uma forte crise com elevada escassez de alimentos, produtos básicos e medicamentos.

 

Com informações do BOL

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.