Rio de Janeiro ganha laboratório de biologia molecular

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

O Laboratório de Biologia Molecular (Lab Biomol), do Instituto Senai de Inovação em Química Verde, foi inaugurado, nesta quinta-feira (14), no Rio de Janeiro.

O equipamento vai fortalecer o complexo industrial de saúde da cidade visando incentivar a busca por autossuficiência na produção de insumos e gerar novas pesquisas na área de biologia molecular e vacinas.

Além de produzir informações sobre novas variantes do Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19, a proposta, no longo prazo, é estudar os impactos de doenças infectocontagiosas na saúde ocupacional.

No curto prazo, o laboratório vai contribuir para ampliar a oferta de testagem rápida para o novo coronavírus através da técnica RT-PCR.

O local também conta com um laboratório nível de biossegurança 3, um dos poucos disponíveis no Brasil.

O presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano, explicou que o complexo industrial da saúde reúne instituições públicas e privadas para produzir bens e serviços para o setor, como universidades, centros de pesquisas, prestadores de serviços e atores industriais nos ramos farmacêutico, químico e de biotecnologia, além de produtores de equipamentos médicos, insumos e componentes de materiais da área de saúde, que foram postos à prova com a pandemia.

A pandemia de covid-19 colocou o setor da saúde no centro das preocupações de todos os países simultaneamente, como nunca antes foi visto. E expôs as vulnerabilidades coletivas ao lidar com eventos dessa natureza, mas também as vulnerabilidades de cada país em suas respectivas estratégias para lidar com cenários críticos em matéria de saúde”, comentou Caetano.

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.