Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Risco de rompimento em barragem no Espírito Santo assusta moradores

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
Risco de rompimento em barragem no Espírito Santo assusta moradores
Imagem: Assessoria de Comunicação do Governo/Divulgação

Prefeitura de cidade no interior chegou a divulgar mensagens para que os moradores das áreas próximas à barragem deixassem suas casas.

Parte dos moradores de uma comunidade da cidade de Alegre, a cerca de 200 quilômetros de Vitória, capital do Espírito Santo, precisaram deixar suas casas no sábado (25) e domingo (26).

O motivo da evacuação foi risco de uma barragem se romper devido à elevação do nível de água em função das fortes chuvas que atingem parte da região Sudeste.

Em nota, a Statkraft Energias Renováveis, empresa responsável pela barragem da Pequena Central Hidrelétrica Francisco Grós, informou que está monitorando a situação. 

A empresa recomendou que os moradores do distrito de São João do Norte não retornem para suas residências até que os técnicos terminem a inspeção, que ocorreu nesta segunda-feira (27). 

Após finalizar a inspeção, a empresa Statkraft concluiu que a barragem Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Francisco Gros, não oferece risco.

Segundo a avaliação, não há risco iminente da estrutura se romper. Com isso, o estado de emergência deflagrado foi reduzido para uma situação de alerta, informa a agência EBC.

A recomendação da companhia foi que, diante deste quadro, os moradores não necessitam permanecer fora de suas residências e podem retornar.

O alerta vermelho foi acionado no último sábado, quando a prefeitura divulgou pelas redes sociais mensagens para que os moradores das áreas próximas à barragem deixassem suas casas, informa o site Congresso em Foco.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email