O robô anfíbio aéreo ainda está em seu estágio embrionário de desenvolvimento, mas a expectativa dos cientistas é grande.
O Shapeshifter é um robô modular e de montagem automática capaz de implantar várias máquinas menores.
O conceito Shapeshifter está atualmente sendo desenvolvido como parte de um programa da NASA, que encoraja pesquisadores a pensarem em formas criativas de explorar mundos distantes, informa o site Gizmodo.
O robô está sendo desenhado e construído pelo laboratório de propulsão à jato da NASA, o JPL, pela roboticista Ali Agha e seus colaboradores da Universidade de Stanford e da Universidade Cornell.
Apesar de ainda se encontrar no estado embrionário, se o conceito for viável, a máquina poderá ser usada para explorar o ambiente em Titã, uma lua de Saturno.
Titã é o único objeto no Sistema Solar, tirando o planeta Terra, a hospedar um líquido na superfície — mesmo que seja um metano líquido sujo de óleo.
Até agora, os primeiros testes do Shapeshifter parecem promissores. Atualmente, o protótipo impresso em 3D pode se mover rolando no chão, mas também pode se dividir ao meio, com a parte superior voltando sob a forma de um drone aéreo.
Confira o vídeo: