Português   English   Español

Rodrigo Maia grava vídeo em apoio ao site panfletário Intercept

Rodrigo Maia grava vídeo em apoio ao site panfletario Intercept
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

“O sigilo da fonte é um direito democrático. Não é a favor do Glenn, mas é a favor da nossa liberdade de expressão”, afirma o deputado Maia.


Em vídeo divulgado nesta terça-feira (30), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), saiu em defesa do militante norte-americano Glenn Greenwald, editor e cofundador do site panfletário Intercept.

As imagens foram feitas para serem divulgadas no ato de apoio a Greenwald, que está sendo realizado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro, na noite de hoje. Algumas celebridades alinhadas à esquerda confirmaram presença no ato.

No vídeo, segundo o jornal Folha, Maia afirmou que os vazamento de hackers são tão criminosos quanto os de agentes públicos, e adicionou:

“Passamos a viver uma grande polêmica depois da prisão do tal hacker. Sobre a questão dos dados. De quem é a responsabilidade. Tem uma questão que é a base desse debate, que é o sigilo da fonte.”

O deputado acrescenta:

“No país, no nosso Brasil democrático, no nosso estado democrático de direito, o sigilo da fonte é um direito constitucional. A partir daí, temos que discutir, de fato, um hacker que pegou de forma ilegal, ilícita, criminosa, dados de terceiros. [Ele] precisa ser punido. Investigado, descoberto, e aí sim, punido.”

E completa:

“Um agente público que vaza informações sigilosas que estão sob o seu comando também comete um crime. Todos os dois estão cometendo atos ilícitos. Um agente público entregou uma informação sigilosa a um meio de comunicação. Esse meio de comunicação deu divulgação. Ele está protegido pelo sigilo. Um hacker, um criminoso, extraiu informações de um cidadão. Passou para a sua fonte [veículo de mídia]. Ela pegou essas informações e jogou na sociedade.”

Confira o vídeo:

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on reddit
Share on linkedin
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...