Português   English   Español
Português   English   Español

Rússia aprova lei para suspender tratado nuclear com os EUA

Rússia aprova lei para suspender tratado sobre nuclear com os EUA
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Um pacto assinado em dezembro de 1987 pelo presidente Ronald Reagan e o líder soviético Mikhail Gorbachev está perto de ser quebrado.

O parlamento da Rússia aprovou, nesta terça-feira (18), a lei para suspender Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF), assinado com os Estados Unidos em 1987, durante a Guerra Fria.

Moscou e Washington trocaram acusações de descumprimento do INF e, após contatos diplomáticos infrutíferos, o governo Donald Trump anunciou em 1º de fevereiro que deixará o tratado em um prazo de seis meses.

No último dia 2 de fevereiro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, também anunciou que o país abandonaria o tratado de controle de armas nucleares em resposta a decisão de Trump.

O Departamento de Estado norte-americano alega que as negociações para obrigar Moscou a abandonar mísseis e lançadores falharam.

EUA e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) exigiram à Rússia que destrua o míssil de cruzeiro Novator 9M729 (SSC-8, segundo a classificação da OTAN), por considerar que supera os 500 quilômetros de alcance, informa o jornal Estadão.

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...

Curta a RENOVA!