- PUBLICIDADE -

Rússia aprova lei para suspender tratado nuclear com os EUA

Rússia aprova lei para suspender tratado sobre nuclear com os EUA

- PUBLICIDADE -

Um pacto assinado em dezembro de 1987 pelo presidente Ronald Reagan e o líder soviético Mikhail Gorbachev está perto de ser quebrado.

O parlamento da Rússia aprovou, nesta terça-feira (18), a lei para suspender Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF), assinado com os Estados Unidos em 1987, durante a Guerra Fria.

Moscou e Washington trocaram acusações de descumprimento do INF e, após contatos diplomáticos infrutíferos, o governo Donald Trump anunciou em 1º de fevereiro que deixará o tratado em um prazo de seis meses.

No último dia 2 de fevereiro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, também anunciou que o país abandonaria o tratado de controle de armas nucleares em resposta a decisão de Trump.

O Departamento de Estado norte-americano alega que as negociações para obrigar Moscou a abandonar mísseis e lançadores falharam.

EUA e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) exigiram à Rússia que destrua o míssil de cruzeiro Novator 9M729 (SSC-8, segundo a classificação da OTAN), por considerar que supera os 500 quilômetros de alcance, informa o jornal Estadão.

PUBLICIDADE

- PUBLICIDADE -

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -