A Rússia confirmou neste domingo (25) ter utilizado força para capturar três navios da Marinha da Ucrânia no Estreito de Kerch, que liga o Mar Negro ao Mar de Azov.
A Marinha da Rússia acusa os navios militares da Ucrânia de violar limites territoriais para “realizar ações ilegais nas águas internacionais russas”.
“Para obrigar os navios militares ucranianos a parar, foram usadas armas”, afirmou o governo russo.”Três membros do pessoal ucraniano feridos receberam atendimento médico. Suas vidas não correm perigo”, acrescentou.
A Marinha de Guerra ucraniana havia acusado mais cedo a Rússia de capturar três navios militares no estreito de Kerch, após ter atirado em sua direção.
O presidente ucraniano, Petro Porochenko, “denunciou um ato agressivo da Rússia, buscando uma escalada premeditada” nesta região e convocou seu gabinete militar com urgência.
Em Bruxelas, a União Europeia e a Otan pediram uma “desescalada” nas tensões na região e pediram a Moscou para “restaurar a liberdade de passagem” mo estreito de Kerch.
Adaptado da fonte AFP