Português   English   Español

Apoie o jornalismo independente!

Rússia culpa Israel por derrubada de avião militar na Síria

Rússia culpa Israel por derrubar avião
O governo da Rússia acusa Israel pela derrubada de avião militar na Síria
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Ministério da Defesa da Rússia acusou Israel de empurrar aeronave de reconhecimento com 15 pessoas a bordo para linha de fogo da artilharia síria e ameaça retaliação.


Uma aeronave militar da Rússia com 15 pessoas a bordo foi abatida por um míssil próximo à costa da Síria, afirmou nesta terça-feira (18) o Ministério russo da Defesa.

Segundo o órgão, uma intervenção de caças militares de Israel fez com que o avião entrasse na linha de fogo da artilharia antimísseis da Síria, país aliado de Moscou.

O Ministério diz que o avião turboélice Il-20, utilizado para missões de reconhecimento, foi abatido acidentalmente sobre o Mediterrâneo após aviões israelenses “usarem a aeronave russa como cobertura, a deixando exposta às defesas aéreas sírias”.

A imprensa estatal síria afirmou que, no momento em que a aeronave foi atingida, a cidade de Lataquia – próxima à base aérea russa para onde o Il-20 retornava – estava sendo atacada por “mísseis inimigos”, fazendo com que a bateria de defesa antimísseis fosse acionada.

Segundo a agência russa de notícias Tass, o avião retornava para a base de Hmeymim, administrada pelam Rússia, quando sumiu dos radares a cerca de 35 quilômetros da costa da Síria.

O ministério afirma que os militares russos foram alertados pelos israelenses sobre o ataque com apenas um minuto de antecedência, o que não permitiu que o Il-20 retornasse a tempo à base.

“Como resultado das ações irresponsáveis dos militares israelenses, 15 militares russos morreram. Isso não condiz de forma alguma com o espírito da parceria russo-israelense”, afirmou o porta-voz do Ministério russo da Defesa, Igor Konashenkov.

“Reservamo-nos o direito de tomar medidas equivalentes em resposta”, disse, classificando as ações de Israel de hostis e provocativas.

 

Adaptado da fonte DW

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on reddit
Share on linkedin
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...