Rússia diz que uma nova ordem mundial está sendo forjada

Idiomas:

Português   English   Español
Rússia diz que uma nova ordem mundial está sendo forjada
TARCISO MORAIS
TARCISO MORAIS
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

O chanceler russo teceu duros comentários em seu encontro anual com estudantes e professores da Academia Diplomática do Ministério das Relações Exteriores.


O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, declarou neste domingo (14) que o modelo ocidental de sociedade está morrendo e uma nova ordem mundial está tomando seu lugar.

Segundo a agência de notícias estatal russa TASS, Lavrov declarou:

“O modelo liberal ocidental de desenvolvimento, que particularmente estipula uma perda parcial da soberania nacional – isto é o que os nossos colegas ocidentais visavam quando inventaram o que chamaram de globalização – está perdendo sua atratividade e não é mais visto como um modelo perfeito para todos. Além disso, muitas pessoas nos países mais ocidentais são céticas sobre isso.”

Segundo o chanceler da Rússia, o desenvolvimento global é guiado “por processos que visam impulsionar a multipolaridade e o que chamamos de ordem mundial policêntrica”.

Lavrov acrescentou:

“Claramente, a multipolaridade e o surgimento de novos centros de poder requer esforços para manter a estabilidade global e procurar um equilíbrio de interesses e compromissos, por isso, a diplomacia deve desempenhar um papel de liderança aqui.”

Elevando as críticas aos Estados Unidos, Lavrov declarou:

“Os EUA e seus aliados estão tentando impor suas abordagens aos outros. Eles são guiados por um claro desejo de preservar seu domínio de séculos nos assuntos globais, embora do ponto de vista econômico e financeiro, os EUA – sozinhos ou com seus aliados – não possam mais resolver todas as questões econômicas e políticas globais.”

E completou:

“A fim de preservar seu domínio e recuperar sua autoridade indiscutível, eles usam chantagem e pressão. Eles não hesitam em interferir descaradamente nos assuntos dos estados soberanos.”

Newsletter RENOVA

Receba gratuitamente as principais notícias do Brasil e do Mundo por email.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

Veja também...