Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
- PUBLICIDADE -

Rússia inicia aplicação de lei que amplia controle da internet

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Rússia inicia aplicação de lei que amplia controle da internet
COMPARTILHE

A iniciativa do governo russo foi denunciada como uma ameaça à liberdade de expressão na internet.

As autoridades da Rússia começaram a aplicar nesta sexta-feira, 1º de novembro, uma polêmica lei para criar uma internet isolada dos grandes servidores mundiais, e criar filtros de conteúdo.

Segundo o governo de Vladimir Putin, a medida visa garantir o funcionamento dos recursos da internet russa caso as operadoras do país não consigam conectar-se com os servidores estrangeiros.

Os provedores de acesso da Rússia também deverão garantir que suas redes tenham meios para permitir um controle centralizado do tráfego, o que significa mais poder para o governo barrar o acesso a sites e filtrar o conteúdo presente neles.

Outra questão criticada na legislação é que o governo pretende limitar o acesso a sites estrangeiros, direcionando os usuários à versões locais dos serviços, informa o jornal Folha.

“O governo pode agora censurar de maneira direta o conteúdo ou, inclusive, transformar a internet russa em um sistema fechado sem informar ao público sobre o que fez ou por quê”, denunciou a ONG Human Rights Watch, segundo o jornal Correio Braziliense.

Semanas atrás, durante uma viagem à Rússia, o senador Angelo Coronel, presidente da CPMI da Fake News, citou o país de Putin como um exemplo a ser seguido no combate às notícias falsas.

“Fake news é um problema mundial e temos que unir forças para combatê-la. A China é referência no controle. A Rússia também iniciou essa cruzada”, disse o senador, como noticiou a RENOVA.

- PUBLICIDADE -
Error: Embedded data could not be displayed.
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
VEJA TAMBÉM
Error: Embedded data could not be displayed.