A Rússia vai instalar um novo sistema de mísseis antiaéreo S-400 na Crimeia, a península anexada em 2014 e sob tensão desde que marinheiros da Ucrânia foram aprisionados no último domingo.
“Num futuro próximo, o sistema de mísseis antiaéreos será colocado em posição de combate para proteger o espaço aéreo da federação russa”, declarou o coronel Vadim Astafiev, porta-voz do distrito militar do sul da Rússia, segundo a agência AFP.
De acordo com a agência de notícias “Ria Novosti”, a instalação estará pronta antes do final do ano. Três sistemas S-400 já estão em serviço na Crimeia.
O S-400 alcança 400 km e é o mais moderno sistema de defesa antiaérea da Rússia. Foi vendido para a Índia, mas também para a Turquia, o que causou desconforto entre os aliados turcos na Otan.
No domingo passado, houve um confronto entre a guarda costeira russa e três navios ucranianos que tentavam chegar ao Mar de Azov através do estreito de Kerch, controlado pela Rússia, conforme noticiou a Renova Mídia.
Para a #Ucrânia, o conflito no mar de Azov que resultou em tripulantes feridos e capturados foi um "ato de agressão". Por outro lado, a #Rússia afirma que os navios haviam "entrado em suas águas ilegalmente".https://t.co/hGkNmnkXOG
— RENOVA (@RenovaMidia) November 27, 2018